sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Contador: Um profissional com ótimas perspectivas para o futuro



      Há algumas décadas atrás, o contador era apenas visto como um simples técnico, onde as suas principais atribuições eram simplesmente debitar e creditar, e assim gerar informações fiscais para o governo. Ao decorrer do tempo, a contabilidade começou a ampliar o seu campo de abrangência, tornando-se também um instrumento para a gestão empresarial ,e auxílio para os administradores nas tomadas de decisões e outros diversos usuários. Se antes o principal usuário da informação contábil era o governo, hoje é possível citar inúmeros usuários que são beneficiados, dentre eles destacam-se: Empresários, acionistas, investidores, colaboradores, fornecedores, instituições financeiras e consumidores. A ciência que tem como objeto o patrimônio, subdivide-se em diversas materias, tais como contabilidade de custos, contabilidade gerencial, contabilidade tributária, auditoria, perícia dentre outros.

    Outro fator que ratifica o desenvolvimento da contabilidade, é a necessidade da implementação das normas internacionais de contabilidade(IFRS- International Financial Reporting Standards). Onde no último trimestre de 2009, cerca de 150 países no mundo exigem ou aceitam as normas  IFRS na preparação das demonstrações financeiras. No mercado atual,  através da globalização é possível que investidores possam aplicar capital em qualquer companhia do mundo, e é indispensável estabelecer a harmonização das normas contábeis, até para permitir que os usuários das informações contábeis e financeiras tornem suas análises entre  sociedades distintas que estejam localizadas em diferentes países de uma forma mais eficaz. Para a adoção das normas internacionais de contabilidade no Brasil, houve a necessidade das Leis 11638/2007 e 11941/2009 , e da criação do Comitê de Pronunciamento Contábeis(CPC).

    Também é perceptível a relevância da contabilidade no meio empresarial, sobretudo, após diversos escândalos corporativos como o caso Enron, Worldcom e Parmalat. Fraudes contábeis podem sustentar uma falsa imagem de sustentabilidade e lucratividade, e para evitar a corrupção no meio corporativo verificou-se a necessidade de leis mais rigorosas (como a lei Sarbanes-Oxley) para promover uma maior confiabilidade das informações contábeis e financeiras. Esse também é um dos fatores que contribuiram para a implementação das IFRS e a padronização dos procedimentos contábeis a nível mundial. Com tantas mudanças, o contador precisa estar sempre atento às mudanças, buscar uma constante atualização, e prezar pela ética profissional. Os resultados dessas alterações são benéficas para o meio contábil, de forma que o contador passa a ser mais valorizado, e há uma maior procura desses profissionais para implementar tais mudanças nas empresas, seja por meio de empresas de assessoria ou consultoria contábil.
 
      O SPED (sistema público de escrituração digital) e nota fiscal eletrônica tornaram o sistema de fiscalização mais rigoroso, o que também será uma fonte de valorização da classe contábil. As empresas se ajustaram ou deverão se ajustar a essa nova forma de escrituração. E mais uma vez a figura do profissional contábil será fundamental nessa transição, que requer estudos e análises para os clientes que deverão utilizar o SPED.
 
 
     Por Michele Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário